aprender frances

Livros, filmes ou músicas: como fazer uma imersão na língua francesa?

Como realizar uma maior imersão na língua francesa?

Como fazer uma IMERSÃO na língua e na cultura francesa?

 

Realizar uma imersão na língua francesa, muitos me perguntam como fazer,  o que fazer e até onde fazer.

 

A verdade é que, independente do caminho que você escolher, a internet torna-se uma ferramenta que, quando bem usada, expande ainda mais o seu conhecimento.

 

E posso garantir que, sabendo como utilizar e o que procurar, a internet pode se tornar a sua melhor aliada! Um bom exemplo disso é você ter descoberto o meu blog e estar lendo esse texto agora mesmo. A internet é incrível, não é?

6 dicas para aprender francês

Com a grande globalização que estamos vivendo, procurar um livro em francês da escritora belga Amélie Nothomb é algo que não dura nem cinco minutos. 

 

Ou então, escutar uma música, como por exemplo Je Veux da Zaz em qualquer lugar que estiver. 

 

Até mesmo assistir a sua série francesa preferida na Netflix enquanto está no transporte público é possível! E essas possibilidades são tantas que você deve se questionar:

pronunciar o R no francês

Qual caminho escolher para fazer uma maior imersão na língua francesa?

 

Essa é uma excelente pergunta, contudo, temos que ter em mente uma outra questão antes de encontrarmos a resposta. E ela é bem simples: o que você gosta de fazer?

 

Afinal, não adianta assistir três filmes franceses num único dia se você nem ao menos gosta de filmes no geral ou ir ao cinema.

 

Qual seria o sentido de pegar Os Miseráveis de Victor Hugo para ler sendo que a única coisa que você leu — e ainda obrigado — foi Iracema do incrível escritor José de Alencar durante o ensino médio?

 

Quando me deparo com questões assim e com pessoas que me pedem ajuda, tento ajudá-las com essas pequenas quatro dicas que passarei para vocês agora.

 

Dica número 1#: Não se force a nada

 

Se você não gosta de determinado conteúdo na sua própria língua nativa, pouco provavelmente irá gostar em outra língua — é claro, existem exceções!

 

E você sempre deve dar uma chance para as coisas que serão produtivas, contudo, não adianta forçar algo que você simplesmente não gosta.

 

Isso pode acabar te deixando mais desmotivado com o aprendizado da língua. O melhor caminho para a imersão é ir atrás do que você gosta!

 

Dica número 2#: Procure ir atrás do que você gosta

 

Você simplesmente ama ler histórias de época como Orgulho e Preconceito da Jane Austen?

 

Saiba que a literatura inglesa não é a única forma de encontrar histórias assim. Já tentou ler — em português ou em francês — Madame Bovary de Gustave Flaubert?

 

Talvez você não goste tanto de livros, mas sim de filmes e seriados! Já tentou pesquisar quais são as melhores séries francesas e/ou francófonas para assistir na Netflix? 

 

Dica número 3#: Descubra a riqueza cultural que a França e a língua francesa possuem

 

Quando digo riqueza cultural, me refiro não somente ao que nasceu da França ou da língua francesa, mas o que ambas tem a oferecer.

 

Não é segredo algum que a França sempre foi conhecida por seus autores, pintores, artistas, poetas, comidas e lugares. 

 

Mas além disso tudo — que não é pouca coisa! —, a França nos permite participar de diversos eventos que abrangem diversas culturas.

 

Como, por exemplo, o evento “Paris Manga & Sci-Fi Show”, na Porte Versailles, em Paris. Diversos eventos, exposições e outras atrações (como a Disney França) ocorrem todo ano!

 

E você só precisa ficar ligado nas notícias para não perder nada.

 

Dica número 4#: Sempre se mantenha atualizado na língua e cultura que deseja aprender e conhecer!

 

Uma ótima forma de fazer isso é lendo os textos que escrevo aqui no blog!

 

Já procurou ler mais de quatro textos daqui? Ou então escutar o Podcast Fale francês avec Elisa — sim, eu tenho um Podcast, você não sabia?

 

Sempre comento sobre expressões que vocês não conhecem, dicas legais para aprender a língua francesa e lugares divertidos para passear na França! O conteúdo que forneço é atualizado e divertido, de uma forma que você com certeza irá gostar!

 

Tendo essas dicas em mente eu lhe asseguro: independente da forma que escolher para fazer uma grande imersão na língua francesa, você terá sucesso em sua caminhada!

 

Bisous,

 

Elisa.

Elisa Fingermann

Elisa Fingermann

Professora

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Todos os direitos reservados em 2019 para Avec Elisa.

CNPJ: 35.011.297/0001-75 | AVEC ELISA CURSO DE IDIOMAS | R: MEDEIROS DE ALBUQUERQUE, 55
Email: [email protected]

Domine os
sons do francês!

Preencha os campos abaixo para receber uma aula exclusiva!

Não enviaremos SPAM :)