aprender frances

La Fontaine: conheça mais sobre as curiosidades de suas fábulas

la fontaine

Todos sabemos que o sucesso de La Fontaine foi tanto que seus livros são reeditados e reinterpretados por diversos escritores até hoje, divertindo adultos e crianças.  Mas você sabe quem foi La Fontaine?

 

Literatura Francesa

 

A literatura francesa revelou ao mundo grandes nomes que se tornaram referência mundial na essência da escrita, arte e cultura. Um dos marcos literários pouco falados são as fábulas: histórias que geralmente têm animais como personagens e uma lição de moral cercando a narrativa.

 

Jean de La Fontaine foi um dos principais nomes desse gênero. O “pai” da fábula moderna nasceu na pequena cidade de Château-Thierry e era filho de um inspetor de águas e florestas. Estudou teologia e direito em Paris, mas o seu maior interesse sempre foi escrever.

 

A sua grande obra “Fábulas”, escrita em três partes, entre 1668 a 1694, seguiu o estilo do autor grego Esopo e falava da vaidade, estupidez e agressividade humana através de animais. São muitas as curiosidades sobre as obras do escritor!

la fontaine

Fábulas

 

São mais de 200 fábulas e em praticamente todas elas, os personagens são animais antropomórficos, ou seja, possuem partes ou características humanas, o que dá mais verdade aos ensinamentos que revela. Entre as mais famosas estão La Cigale et la Fourmi e Le Lion et le Rat. 

A mansão La Fontaine

 

A mansão onde La Fontaine nasceu, virou museu e se chama Château-Thierry, dedicado totalmente à sua obra. Localizado no departamento de Aisne, ao norte da França, o casarão construído em 1559 já passou por várias famílias, pois o escritor resolveu vendê-lo antes de se mudar para Paris. Em 1876, o lugar começou a expor não apenas as fábulas, mas também desenhos, gravuras, pinturas, esculturas e outras artes que dialogam com as histórias do mundo da fantasia.

 

As narrativas

 

Nas narrativas, com histórias sempre curtas, os personagens dão lição de moral no início ou no fim. Escritas em versos ou em prosa, a característica animal aparece no corpo, mas a fala e o gestual são humanos, fazendo menção a normas de conduta de forma subjetiva.

 

Assim, as cigarras, lebres, tartarugas, raposas e formigas podem ser tolas, espertas, aproveitadoras, generosas, mas sempre com algum encaminhamento moral. La Fontaine dizia que: “ a fábula é uma pintura em que cada um de nós pode encontrar o seu próprio retrato”.

Agora, se você ficou curioso para descobrir um pouco mais sobre a fábula La Cigale et la Fourmi, que tal um bom desafio para hoje?

Desafio Avec Elisa

 

Leia a fábula em francês e anote as palavras/verbos que você conhece. Tente lê-los em voz alta e depois aplicá-los em outras frases que você criar. Por fim, leia a fábula mais uma vez e faça um pequeno resumo do que entendeu.

(La Cigale et la Fourmi)

 

La Cigale, ayant chanté

Tout l’été,

Se trouva fort dépourvue

Quand la bise fut venue.

Pas un seul petit morceau

De mouche ou de vermisseau.

Elle alla crier famine

Chez la Fourmi sa voisine,

La priant de lui prêter

Quelque grain pour subsister

Jusqu’à la saison nouvelle.

“Je vous paierai, lui dit-elle,

Avant l’Oût, foi d’animal,

Intérêt et principal.”

La Fourmi n’est pas prêteuse;

C’est là son moindre défaut.

“Que faisiez-vous au temps chaud ?

Dit-elle à cette emprunteuse.

Nuit et jour à tout venant

Je chantais, ne vous déplaise.

Vous chantiez? J’en suis fort aise.

Eh bien! dansez maintenant.

Quais fábulas você já leu na sua vida e qual a que mais gostou? Escreva em francês aqui nos comentários! Se você gosta de literatura, recomendo que conheça os 5 autores francófonos que estão fazendo sucesso nos dias atuais.

 

Quer mais indicações?  

 

Além dessas indicações, recentemente em meu Instagram fiz um post com as indicações de livros que eu e o Pedro Pacífico, conhecido como bookster, fizemos em nossa live juntos!

 

Recomendo que assista a live e procure mais sobre os livros que são simplesmente incríveis! 

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe com os amigos!

 

Bisous!

 

Elisa

Elisa Fingermann

Elisa Fingermann

Professora

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Todos os direitos reservados em 2019 para Avec Elisa.

CNPJ: 35.011.297/0001-75 | AVEC ELISA CURSO DE IDIOMAS | R: MEDEIROS DE ALBUQUERQUE, 55
Email: [email protected]

Domine os
sons do francês!

Preencha os campos abaixo para receber uma aula exclusiva!

Não enviaremos SPAM :)