aprender frances

Léa Seydoux: uma das grandes e atuais atrizes francesas!

Léa Seydoux

Léa Seydoux é, certamente, o rosto parisiense mais conhecido dos últimos anos. Considerada pela revista francesa de moda Marie France como a mais bela atriz francesa de todos os tempos, a parisiense ganhou mais do que o reconhecimento sobre o seu rostinho bonito – e vamos enfatizar a beleza aqui!

 

Você provavelmente já deve conhecer a Léa Seydoux, mas caso não conheça, no texto de hoje, vou contar algumas curiosidades sobre uma das grandes e atuais atrizes francesas!

 
Léa Seydoux

Léa Hélène Seydoux-Fornier de Clausonne, conhecida como Léa Seydoux, nasceu em 1985, Paris, na França. Filha do empresário Henri Seydoux e Valérie Schlumberger, Léa tem 5 irmãos, sendo mais próxima de sua irmã mais velha Camille.

 

Léa Seydoux teve uma educação rigorosa e diferente, devido à sua família Protestante.  Quando tinha três anos, seus pais se divorciaram, o que causou um grande impacto na jovem garota por causa da forma como os pais cuidavam dela.

 

Os pais: Valérie Schlumberger

 

Ao passo que sua mãe, Valérie, vestia ela com roupas gastas e de segunda mão, o pai, Henri, comprava sapatos da Christian Louboutin e outras marcas famosas. É válido ter em mente que a mãe de Léa  é fundadora da CSAO (Compagnie d’Afrique du Sénégal et de l’Afrique de l’ouest) e do ASAO (Association pour le Sénégal et l’Afrique de l’Ouest).

 

Sempre apoiando os artistas senegaleses e as crianças que vivem nas ruas de Senegal, Léa também criou boas memórias por lá – atualmente ela é madrinha do Império das Crianças, uma sociedade que ajuda  crianças em situação vulnerável a achar seu lugar na sociedade.

 

Os pais: Henri Seydoux

 

Contudo, como também cresceu fazendo parte do ciclo social do pai, Léa sempre esteve cercada de artistas como Nan Goldin, Lou Reed e Mick Jagger.

 

Para que você compreenda um pouco mais sobre a vida de Léa, é necessário se atentar ao sobrenome da família – ou como falamos em francês, ao nom de famille.

 

A família Seydoux

 

A família Seydouxé extremamente conhecida na França: seus parentes ocupam altos cargos em diversas empresas. Por exemplo seu avô, Jérôme Seydoux, é o Cedo da Pathé (uma famosa sociedade de cinema francesa). Já o seu tio-avô, Nicolas Seydoux, é CEO da Gaumont (companhia francesa de produção cinematográfica).

 

Seu outro tio-avô, Michel Seydoux, também é produtor de cinema além de ser atualmente CEO do Lille Football Club, LOSC. E por último, o próprio pai de Léa é o CEO da companhia francesa Parrot.

 

É inegável que a filha seguisse o rumo da família: fazer parte da indústria cinematográfica. Contudo, diferente dos parentes que se tornaram CEO de grandes empresas, Léa resolveu ser ainda mais conhecida.

 

 
Léa Seydoux
(foto divulgação: Le Pacte)

A carreira

 

A carreira de Léa Seydoux começou aos 18 anos quando decidiu se tornar atriz. Para isso, a jovem começou a frequentar as aulas de teatro do Les Enfants Terribles em Paris. Após terminar seus estudos por lá, se mudou para Nova York para estudar atuação no Actors Studio.

 

Em 2005,  Léa conseguiu seu primeiro trabalho: um filme de televisão chamado Mes copines. Nele, ela interpretou um dos papéis principais. No ano seguinte estrelou o curta de Nicolas Klotz La Consolation. O curta que já estava sendo aguardado por muitos críticos, estreou no Festival de Cannes 2007.  Nos anos seguintes, Léa atuou em diversos outros papéis de produções francesas como 13 French Street, Une Vielle Maîtresse and Jalouse.

 

Hollywood

 

Mas foi em 2009 que seu nome ficou – ainda mais – conhecido: ganhou o prêmio de Atriz Revelação no Festival de Cannes e foi indicada ao Prêmio César de Atriz Mais Promissora por seu papel no filme La Belle Personne.

Léa Seydoux
(foto divulgação: Universal Pictures International France)

O ano seguinte foi tão promissor quanto o passado: conseguiu seu primeiro papel em um filme Hollywoodiano, Bastardos Inglórios, de Quentin Tarantino.  Seus papéis em solo americano não pararam por ai: a atriz em 2010 estreou ao lado de Russel Crowe em Robin Hood. 

 

Léa Seydoux
(foto divulgação: Paramount Pictures France)

E em 2011 interpretou Gabrielle em Meia-noite em Paris do diretor Woody Allen, fazendo em seguida a assassina Sabine Moreau no filme Missão Impossível: Protocolo Fantasma.

Léa Seydoux
(foto divulgação: Alamode Film)

Entretanto, foi apenas em 2013 que Léa Seydoux teve o papel mais importante de sua vida – e provavelmente, você a conhece desse filme: ela interpretou Emma em La vie d’Ádele – no Brasil lançado como Azul é a Cor Mais Quente.

A verdade é que você provavelmente já assistiu a mais de um filme com Léa Seydoux, mas não deve ter percebido até agora. Se você gostou deste texto, lembre-se de deixar um comentário aqui e de compartilhá-lo com seus amigos! E se você quiser conhecer um dos atores mais famosos franceses desses últimos tempos, te convido a conhecer um pouco mais sobre Omar Sy.

 

Agora a pergunta que não quer calar: Você já conhecia a atriz Léa Seydoux? E se sim, qual o seu filme favorito dela?

 

Quer ir além no conhecimento?

 

Me siga no Instagram e YouTube para ficar por dentro de vários conteúdos incríveis sobre a língua, cultura e literatura francesa! 

 

À la prochaine,

 

Elisa.

Elisa Fingermann

Elisa Fingermann

Professora

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Todos os direitos reservados em 2019 para Avec Elisa.

CNPJ: 35.011.297/0001-75 | AVEC ELISA CURSO DE IDIOMAS | R: MEDEIROS DE ALBUQUERQUE, 55
Email: [email protected]

Domine os
sons do francês!

Preencha os campos abaixo para receber uma aula exclusiva!

Não enviaremos SPAM :)