aprender frances

Museus na França: você conhece os mais inusitados?

A França é altamente conhecida por seus museus repletos de obras de arte do próprio país e do mundo inteiro. Esse reconhecimento se deve ao fato de que a França é uma das principais capitais culturais do mundo e o verdadeiro paraíso para os amantes da arte, história e arquitetura. Com incontáveis e interessantes museus (Le Louvre, Le Musée d’Orsay, Le Musée du Quai Branly entre outros) e muitos outros abertos gratuitamente todo primeiro domingo, o país possui outros centros culturais inusitados, originais e de assuntos específicos que várias pessoas desconhecem. Paris é chamada de ville-musée devido a tantas opções para visitar e conhecer.

 

É claro que todos conhecem os mais famosos e já citados aqui. Mas o fato é: a França é repleto de museus. Você conhece os mais inusitados? Alguns endereços fogem do padrão com coleções imprevisíveis e curiosas e acredito que você irá amar conhecê-los.

 

Musée Dupuytren – Museu de Anatomia

 

Localizado no interior de uma faculdade de medicina em Paris, este museu de anatomia patológica contém mais de 6000 objetos coletados entre 1752 e 1926, desde livros, esqueletos, estátuas de cera, fetos, crânios e órgãos mergulhados no formol de homens ou animais com deformidades físicas. Centre des Cordeliers, 15 rue de l’Ecole de médecine 75006 Paris.

 

Musée de la Magie – Museu da Mágica

 

Propõe ao público uma coleção única, apresentando aos curiosos o mundo dos ilusionistas, a partir do século XVIII até os dias atuais. A visita é guiada por um mágico e conta com algumas demonstrações no fim do percurso. É basicamente um tour-espetáculo que passa pelos segredos dos grandes números, às ilusões de ótica, cartazes, gravuras e objetos mágicos. Fica na 11 rue Saint-Paul, 75004.

 

Musée de l’Érotisme

 

Com uma grande coleção que ocupa vários andares no bairro boêmio de Pigalle, este museu aborda temas como a arte erótica nas diferentes civilizações e o lugar da sexualidade em nossa sociedade. Trata-se sobretudo de um verdadeiro local para matar curiosidades. 72 Boulevard de Clichy, 75018.

Musée du Vin – Museu do Vinho

Pertinho da Tour Eiffel, esse museu dedicado ao vinho fica localizado na Rue des Eaux. Com sede em uma galeria subterrânea do século XIV, o museu abriga uma coleção permanente com mais de 2000 objetos e presta homenagem a todos que participaram da criação dos vinhos mais famosos do mundo. Na coleção, o caráter artesanal na produção e as tradições são muito evocados, ilustrando dessa forma os milhares de anos de experiência e savoir-faire. Para apreciar sem moderação. 5 Square Charles Dickens / Rue des Eaux, 75016.

 

Musée du Fumeur – Museu do Fumante

 

Este fascinante museu escondido no 11ème arrondissement de Paris presta homenagem à fumaça. Na verdade, menos dedicado ao fumante e mais aos ritos individuais e coletivos e às práticas ancestrais, o museu exibe uma coleção variada de itens, indo de objetos usados para tal fim segundo diferentes épocas e regiões, à variedade de plantas e obras de artes surpreendentes sobre o tema. Trata-se de um observatório dos comportamentos ligados à prática do “fumar”, reconhecida em todos continentes do globo desde os tempos mais primórdios. 7 Rue Pache, 75011.

 

Musée de la Contrefaçon – Museu da Falsificação

Ainda pouco conhecido mesmo existindo há mais de 60 anos. Exibe centenas de objetos falsificados, desde marcas de luxo a produtos de uso diário, este museu também é uma oportunidade de descobrir uma bela mansão particular do 16º arrondisement, réplica de uma casa do século 17. 16 rue de la faisanderie 75116 Paris.

 

Que interessante, não é? E qual o tipo de Museu você gostaria de visitar ou já conheceu na França? Escreva em francês aqui nos comentários!

 

Bisous!

 

Elisa

 
Elisa Fingermann

Elisa Fingermann

Professora

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Todos os direitos reservados em 2019 para Avec Elisa.

CNPJ: 35.011.297/0001-75 | AVEC ELISA CURSO DE IDIOMAS | R: MEDEIROS DE ALBUQUERQUE, 55
Email: [email protected]