fbpx
aprender frances

Você já ouviu a batida do hip hop francês?

hip hop francês

O que você conhece de música francesa? Já escutou o hip hop francês ou fico apenas nos clássicos que vão desde Frédéric Chopin, passando por Edith Piaf e chegando ao Serge Gainsbourg? Vou te contar algo que talvez até agora não tenha ideia: o hip hop francês é o que mais toca nas paradas de sucesso na França. É preciso lembrar que antes dessa explosão musical, o que dominava no país era o rock. Contudo, o rap chegou por lá igual aconteceu em outros países, com muitas fitas cassete vindas direto do Brooklyn (Nova Iorque).

 

Hip Hop Francês

 

A França virou o berço do hip hop europeu e é o segundo maior mercado de discos desse estilo no mundo. Na década de 80, as periferias de Paris, Marseille, Lyon, entre outras cidades, ganharam representatividade com o rap dando voz para a cultura das ruas. Em 1982, em Trocadero (local turístico em frente à Torre Eiffel), começaram os primeiros artistas de rua com ritmos e movimentos do hip hop francês impressionando os turistas. Isso chamou a atenção da mídia, e em 1984, uma das maiores emissoras de televisão francesa, a TF1, lançou um programa de auditório chamado H.I.P.H.O.P.

 

Nomes como Booba, MC Solaar e IAM, cresciam ameaçando o lugar da música pop. Na sequência, o Canadá se inspirou nas referências do rap francês e moldaram o seu estilo, lançando o grupo Mouvement Rap Francophone (MRF) de Montréal.

 

hip hop francês

A Origem

Os rappers vinham de Paris e dos subúrbios, formando uma espécie de caldeirão cultural e marcando presença em clubes pequenos como o Le Globo e o Le Bataclan. Competições de break eram realizadas e a moda das jaquetas bomber, óculos escuros e correntes chamativas começava a povoar as ruas no começo da década de 80.

 

Uma dica bacana de leitura, é o livro “Hip-Hop, une histoire française”, do jornalista Thomas Blondeau, publicado em 2016. O livro conta com os nomes de Dee Nasty e Sidney que se tornaram famosos no circuito do rap e impulsionando o movimento.

 

Paris Hip Hop Festival

 

O Paris Hip Hop Festival é o evento mais tradicional, e todos os anos leva para a França artistas do país e de vários outros lugares do mundo. Já o Canadá conta com o Montreal Jazz Fest, que além do jazz que também inclui apresentações do universo do rap. Nesse evento incrível, alguns grupos como o Public Enemy, Random Recipe fizeram parte. Além deles, o curioso grupo Nomadic Massive que mistura três línguas em suas composições: o francês, o crioulo e o inglês. A cultura hip hop, se formou por meio do intercâmbio de estilos e artistas, e também de outras artes como o graffiti e o breakdance.

 

Essa diversidade cultural é encantadora. Você já conhecia algum artista do hip hop francês? Escreva aqui nos comentários as suas sugestões musicais!

 

Bisous!

 

Elisa

 

Elisa Fingermann

Elisa Fingermann

Professora

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Todos os direitos reservados em 2019 para Avec Elisa.

CNPJ: 35.011.297/0001-75 | AVEC ELISA CURSO DE IDIOMAS | R: MEDEIROS DE ALBUQUERQUE, 55
Email: [email protected]

Domine os
sons do francês!

Preencha os campos abaixo para receber uma aula exclusiva!

Não enviaremos SPAM :)