aprender frances

Natal Francófono: a comemoração natalina na Bélgica

Natal Francês

“Como é o Natal Francófono?” é a pergunta que mais aparece nas minhas redes sociais, afinal, dezembro começou!

 

As festividades ao redor do mundo começaram e você deve estar se perguntando se o Natal, apesar de ser uma comemoração universal, em países francófonos se comemora do mesmo jeito que comemoramos no Brasil.

 
Décembre: Noël approche!

 

Para responder esta pergunta, separei 3 países francófonos com suas respectivas festividades natalinas.

 

A cada semana irei postar sobre determinado país, portanto, sugiro que você siga o blog para não perder todas as curiosidades sobre os outros países francófonos! Qual Natal Francófono você quer muito conhecer?

 

O primeiro país escolhido é a Bélgica: Quer descobrir um pouco mais sobre ela? On y va !

Natal Francês

Natal na França

 

É claro que, para falar de países francófonos, é necessário citar a França. O país que deu origem a língua francesa possui diversas tradições natalinas em suas regiões. Portanto, é interessante escolher a região certa caso queira passar um natal divertido na França.

Bélgica

 

A Bélgica é um país ao oeste da Europa que faz fronteira com a França. O país possui uma extensão territorial que é de 30,700 km² e com uma população de 11 milhões de habitantes.

 

Além disso, na Bélgica se fala 3 línguas, e o país possui belas paisagens com um lado futurístico e moderno e também com um outro lado medieval.

 

Natal na Bélgica

 

A comemoração para o Natal na Bélgica já começa no dia 06 de dezembro. O início das festividades é dado por São Nicolau (em francês, Saint Nicolas), que graças aos seus dons de 6 de dezembro, começa a fazer a alegria de todas as crianças.

Natal Francês
Chocolates do Saint Nicolas

 

Saint Nicolas

 

Segundo a história, São Nicolau tornou-se, de fato, o padroeiro dos escolares ao ressuscitar três crianças que um açougueiro inescrupuloso transformara em salsichas.

 

Dessa maneira, durante o Natal, as crianças se preparam para a chegada de São Nicolau colocando seus chinelos perto da lareira, lembrando-se de deixar cenouras para seu burro. As crianças recebem muitos doces e chocolates na manhã de Natal.

 

Cidades Universitárias no Natal

 

Nas cidades universitárias, os alunos costumam se reunir para desfilar, cantar e beber. Este tipo de evento é chamado de “guindaille” (que significa “festa para os alunos”).

 

Além disso, é parcialmente financiado por uma coleta que os alunos realizam de madrugada, com uma caneca na mão. Os burgueses – ou quem decide não ajudar na coleta – são pulverizados com farinha e bombardeados com ovos.

 
Feiras de Natal

 

Muitas cidades na Bélgica organizam “feiras de Natal”. Nestes municípios de língua alemã e de língua francesa, no leste da Região da Valônia, os cheiros de pastelaria e vinho quentes estão se espalhando por toda parte.

 

Natal Francês
Culinária do Natal: Dinde Farcie

 

É comum encontrar quase em toda parte o costume do Dinde Farcie (peru recheado), ou do ganso. Como é um prato francófono, dependendo do país, o recheio pode ser diferente, mas é quase certo de ter miúdos do peru e pão na receita.

 

Em seguida, costuma-se degustar, na região de Nivelles e Andenne, cougnous ou cougnolles (deliciosos bolinhos representando o menino Jesus).

 

Culinária do Natal: Boukètes

 

Em Liège, os boukètes (um tipo de panqueca belga) são salteados. Esses boukètes são feitos de farinha de trigo sarraceno decoradas com groselhas ou rodelas de maçã, fritas em uma panela com manteiga, e servido polvilhado com açúcar fino ou açúcar mascavo. Eles são servidos com um bom vinho quente.

 
Culinária do Natal: Pâté Gaumais 

 

Todos os anos, no dia 26 de dezembro, como parte da feira dos amantes de Virton, acontece o concurso Rei do Pâté Gaumais

 

O Pâté Gaumais é uma grande torta de carne à base de Gaume (carne de porco nobre cortada em pedaços, marinada em vinho ou vinagre com especiarias e ervas envolta em massa levedada).

 

É um prato comido quente ou frio. Neste concurso, só há uma pergunta em mente: quem vai comer mais em vinte minutos?

Natal Francês
O que fazer na véspera de Natal?

 

A véspera de Natal é uma celebração familiar, mas também inclui seus destaques em público. Alguns vão à missa da meia-noite, outros reúnem-se em grande número à meia-noite na rua. 

 

É o caso da praça principal de Bruxelas onde, seja qual for o clima, milhares de pessoas assistem ao acendimento de dezenas de milhares de velas com as suas famílias precisamente à meia-noite.

 
O que não pode faltar na ceia natalina

 

A ceia de Natal é tradicionalmente feita em família. O menu da véspera de Ano Novo varia de acordo com a região. No sul do país, le boudin de Noël – a linguiça natalina  – guarda um lugar especial.

 

Assim, le boudin à base de chou vert – linguiça a base de couve verde -, também conhecido como “tripes à l’djotte”, continua obrigatório.

O natal na Bélgica parece ser uma delícia, não é? Este Natal Francófono pode ser exatamente o que você precisa. Aliás, a Bélgica em si é um país extremamente interessante de se conhecer, com diversas paisagens belas, comidas deliciosas e curiosidades incríveis.

 

Se você quiser conhecer este país, darei o principal conselho – no meu ponto de vista: aprenda a língua francesa. 

 

Visitar a Bélgica: passo principal

 

Visitar um país francófono sem saber falar nada de francês é como um tiro no pé: poderia ser pior e ser um tiro na cabeça, contudo, é desconfortável e você não conseguirá andar por muito tempo.

 

Mas como aprender francês? Existem alguns pontos que você precisa pensar antes de embarcar na jornada do francês. Por isso, recomendo que leia o texto “Como aprender francês? – Pontos principais para começar o seu estudo”.

 

Se você gostou deste texto, compartilhe com os amigos, conhecidos, vizinhos, com todos! E lembre-se que semana que vem tem mais! Qual Natal Francófono você está morrendo de vontade de conhecer? Me diga nos comentários!

Quer ir além no aprendizado?

 

Me siga no Instagram e YouTube para ficar por dentro de vários conteúdos incríveis sobre a língua, cultura e literatura francesa!

 

À la prochaine,

 

Elisa.

Elisa Fingermann

Elisa Fingermann

Professora

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Todos os direitos reservados em 2019 para Avec Elisa.

CNPJ: 35.011.297/0001-75 | AVEC ELISA CURSO DE IDIOMAS | R: MEDEIROS DE ALBUQUERQUE, 55
Email: [email protected]

Domine os
sons do francês!

Preencha os campos abaixo para receber uma aula exclusiva!

Não enviaremos SPAM :)