aprender frances

Natal no Canadá: você conhece as tradições dos franco-canadenses?

Natal no Canadá

“Como é o Natal no Canadá?” é a pergunta que mais aparece nas minhas redes sociais, afinal, dezembro começou!

 

As festividades ao redor do mundo começaram e você deve estar se perguntando se o Natal, apesar de ser uma comemoração universal, em países francófonos se comemora do mesmo jeito que comemoramos no Brasil.

 
Décembre: Noël approche!

 

Para responder esta pergunta, separei 3 países francófonos com suas respectivas festividades natalinas.

 

A cada semana irei postar sobre determinado país, portanto, sugiro que você siga o blog para não perder todas as curiosidades sobre os outros países francófonos! Qual Natal Francófono você quer muito conhecer?

 

O primeiro país escolhido foi a Bélgica. Hoje, iremos descobrir um pouco mais sobre as tradições de um dos países mais queridinhos do estudantes de francês: Canadá. Quer descobrir um pouco mais sobre ele? On y va !

Natal Francês

Natal na França

 

É claro que, para falar de países francófonos, é necessário citar a França. O país que deu origem a língua francesa possui diversas tradições natalinas em suas regiões.

 

Portanto, é interessante escolher a região certa caso queira passar um natal divertido na França.

Canadá

 

O Canadá é um país é um país que ocupa grande parte da América do Norte, se estendendo desde o oceano Atlântico, a leste, até o oceano Pacífico, a oeste. 

 

Caso você não saiba, o Canadá é uma federação composta por dez províncias e três territórios.

 

Sobre o governo, existe uma democracia parlamentar e uma monarquia constitucional, com a rainha Isabel II como chefe de Estado — sim, a rainha da Inglaterra.

 

Além disso, o governo é dirigido por um primeiro-ministro, cargo ocupado atualmente (2020) por Justin Trudeau.

 

 

Outro detalhe muito interessante é que o Canadá é um país bilíngue e multicultural, tendo o francês e o inglês como línguas oficiais.

 

Considerado um dos países mais desenvolvidos do mundo, com uma economia diversificada, abundantes recursos naturais e de comércio, o Canadá também é um dos países com a melhor qualidade de vida. Sinceramente, quem não quer migrar para o Canadá?

 

Natal no Canadá

 

O Natal é celebrado de várias maneiras no Canadá. Principalmente por causa das tradições francesas, britânicas e americanas. Desde o início do século XX, o Natal é a festa do ano mais importante e assume o aspecto que o conhecemos hoje

Natal no Canadá
Árvore de Natal

 

árvore de Natal, assim como o presépio, é o principal símbolo do Natal no Canadá.

 

Estando presente em residências, empresas e espaços públicos, a árvore simboliza a persistência das folhas vida.

 

E foi em Sorel , Quebec , que a árvore de Natal fez sua primeira aparição na América do Norte.

 

Mais precisamente na véspera de Natal de 1781, na casa da Baronesa Riedesel que recebeu um grupo de oficiais britânicos e alemães.

 

Durante o encontro, o pudim inglês estava no cardápio, mas o destaque da noite foi a árvore com galhos enfeitados com frutas e velas acesas, instalada em um canto da sala de jantar.

Natal Francês

Saint Nicolas

 

Segundo a história, São Nicolau tornou-se, de fato, o padroeiro dos escolares ao ressuscitar três crianças que um açougueiro inescrupuloso transformara em salsichas.

 

Dessa maneira, durante o Natal, as crianças se preparam para a chegada de São Nicolau colocando seus chinelos perto da lareira, lembrando-se de deixar cenouras para seu burro.

 

As crianças recebem muitos doces e chocolates na manhã de Natal. Essa história é contada tanto na Bélgica quanot no Canadá.

 

Compras na véspera de Natal?

 

A maioria das lojas ficam abertas até 17h ou 18h na véspera de Natal — 24 de dezembro — então, quem ainda não comprou o que queria, aproveite! 

 

Compras durante o Natal?

 

Assim como acontece no Brasil, praticamente todas as lojas de varejo e serviços estarão fechadas no dia de Natal, 25 de dezembro.

 

Você pode encontrar algumas lojas de conveniência e restaurantes abertos, mas serão, com certeza, a minoria.

 

Se você estiver procurando um lugar para almoçar ou comer um brunch de natal, a dica é procurar pelos restaurantes dos hotéis. 

 

Mercados de Natal

 

Os famosos Mercados de Natal — na França e Canadá, Marchés de Noël — concentram comidas e bebidas típicas do Natal, além de enfeites e decorações artesanais. Também é possível ver diversas atrações, como coros natalinos gratuitos.

 

Além disso, por ser um país multicultural, há mercados de países específicos, como Alemanha e Finlândia. Com certeza uma oportunidade maravilhosa para descobrir um pouco da cultura de outros países durante o Natal.

Natal Francês
Culinária do Natal no Canadá

 

A verdade é que a Ceia de Natal é quase igual em várias partes do mundo. No Canadá, não é muito diferente.

 

Uma refeição típica natalina incluindo peru assado, legumes da estação, purê de batatas e gravy (molho de peru).

 

Mas existem muitos outros detalhes nas comidas e bebidas que são diferentes e eu preparei uma lista para vocês percebem essa diferença!

 

Troca de doces

 

A troca de doces, especialmente biscoitos, é extremamente comum entre grupos de trabalho, vizinhos ou amigos.

 

Basicamente, cada convidado prepara um pacotinho de 10 ou mais doces ou biscoitos — feitos em casa — junto com a cópia da receita.

 

No final, cada pessoa pega um dos biscoitinhos e leva para casa, junto com as novas receitas! Essa é uma excelente forma de participar de uma confraternização diferente e aprender uma nova receita!

 

Tortiere du Quebéc

 

Na província de Quebec, a torta de carne chamada Tortiere não pode faltar. Sabe por que? Porque é uma antiga tradição que vem desde os primeiros colonos franceses que chegaram no Canadá durante o século XVII.

 

Eggnog

 

Se falamos de festa, é claro que não podia faltar uma bebida! E essa, em especial, é uma sensação na época do Natal no Canadá, e você pode comprar nos supermercados ou fazer em casa.

 

Tradicionalmente, o eggnog é feito com leite, creme, noz moscada, baunilha açúcar, claras em neve e gemas (que garante a textura espumante e motivo do seu nome). Pode-se adicionar bebida alcóolica também, caso deseje.

Natal Francês
Dinde Farcie

É comum encontrar quase em toda parte o costume do Dinde Farcie (peru recheado), ou do ganso.

 

Como é um prato francófono, dependendo do país, o recheio pode ser diferente, mas é quase certo de ter miúdos do peru e pão na receita.

 

Em seguida, costuma-se degustar, na região de Nivelles e Andennecougnous ou cougnolles (deliciosos bolinhos representando o menino Jesus).

Mule Wine

 

E se falamos em bebidas, falamos de vinho! O Mule Wine é uma espécie de vinho quente que tem origem alemã — lembra um pouco a nossa festa junina, não?

 

O vinho quente é encontrado em praticamente todos os Mercados de Natal no Canadá!

O Natal no Canadá parece ser uma delícia, não é? Este Natal Francófono pode ser exatamente o que você precisa. Aliás, o Canadá em si, com foco em Quebec. 

 

É extremamente interessante de conhecer uma nova cultura e país, com diversas paisagens belas, comidas deliciosas e curiosidades incríveis.

 

Se você quiser conhecer este país, darei o principal conselho – no meu ponto de vista: aprenda a língua francesa. 

 

Visitar o Canadá: passo principal

 

Visitar um país francófono sem saber falar nada de francês é como um tiro no pé: poderia ser pior e ser um tiro na cabeça, contudo, é desconfortável e você não conseguirá andar por muito tempo.

 

Mas como aprender francês? Existem alguns pontos que você precisa pensar antes de embarcar na jornada do francês. Por isso, recomendo que leia o texto “Como aprender francês? – Pontos principais para começar o seu estudo”.

 

Se você gostou deste texto, compartilhe com os amigos, conhecidos, vizinhos, com todos! E lembre-se que semana que vem tem mais!

 

Qual Natal Francófono você está morrendo de vontade de conhecer? Me diga nos comentários!

 
Quer ir além no aprendizado?

 

Me siga no Instagram e YouTube para ficar por dentro de vários conteúdos incríveis sobre a língua, cultura e literatura francesa!

 

À la prochaine,

 

Elisa.

Elisa Fingermann

Elisa Fingermann

Professora

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Todos os direitos reservados em 2019 para Avec Elisa.

CNPJ: 35.011.297/0001-75 | AVEC ELISA CURSO DE IDIOMAS | R: MEDEIROS DE ALBUQUERQUE, 55
Email: [email protected]

Domine os
sons do francês!

Preencha os campos abaixo para receber uma aula exclusiva!

Não enviaremos SPAM :)