aprender frances

Café da manhã francês — como é o famoso petit déjeuner francês?

café da manhã francês

O café da manhã francês é reconhecido no mundo inteiro por sua mesa bonita e a comida leve. Inclusive, muitas pessoas quando visitam a França fazem questão de tomar o café da manhã — mesmo que não tomassem antes. Para falarmos sobre o café da manhã francês, usamos duas palavras até que bem conhecidas entre as pessoas:

 

Petit déjeuner

 

A palavra francesa petit dejeuner significa, literalmente, “pequeno almoço”. Em muitos países o café da manhã é a refeição mais importante do dia e é praticamente um almoço. Os americanos, por exemplo, comem ovos, bacon, batatas, panquecas. No Brasil, a combinação pãozinho, manteiga e café puro ou com leite é a campeã nos menus — e vamos combinar, deliciosa! Eu não fico sem o meu café puro e vocês?

 

Já na França, a opção é por baguette, croissant, pain au chocolat, pain au raisin e outras delícias adocicadas, geleias, manteiga, café ou suco de laranja. Acordar cedo e comer uma tartine beurre confiture (pão com manteiga e geleia), feita com baguette tradicional é a minha tentação para iniciar o dia. Sempre com café quentinho para começar a journée.

café da manhã francês

Café da manhã simples

 

Os franceses preferem um café da manhã simples, mas com qualidade. Qualidade, para os franceses, é mais do que apenas o produto que vão comprar.

 

Qualidade é caminhar até a boulangerie mais próxima e comprar um croissant fresquinho. Na hora de comer o croissant, nada de cortar no meio e colocar mil coisas dentro, mas sim comer puro, pois ele já é amanteigado e saboroso na medida certa.

 

Se optar pela baguette, uma geleia e manteiga acompanham muito bem, mas para os que preferem algo mais doce pela manhã o pain au chocolat é a escolha ideal. 

Dica de café da manhã


A minha dica para você que está na França e quer um café da manhã bem completo e farto é: procure um brunch.


Aos finais de semana muitas casas de chá e até mesmo restaurantes franceses oferecem brunchs deliciosos e muito caprichados.

 

Já se for comprar, prefira baguettes, croissants e pães de chocolate nas boulangeries dos bairros, que tem uma preparação artesanal. Nos supermercados as produções são industriais (feitos com massas congeladas) e o gosto não é o mesmo.  

Pronto, agora você já tem o passo a passo para um verdadeiro café da manhã francês! Veja o vídeo que fiz ao visitar uma boulangerie e escreva aqui nos comentários o que não pode faltar no seu petit dejeuner.

Mas, Elisa, eu não estou na França e quero provar um perfeito café da manhã francês! Como faço?

 

Se você é de São Paulo, pode visitar a padaria Deligarage que indico no vídeo ou visitar La Boulange, a padaria que eu recomendei recentemente no meu instagram. Lembrando que as duas ficam na Vila Mariana!

Quer ir além no aprendizado?

 

Me siga no Instagram e YouTube para ficar por dentro de vários conteúdos incríveis sobre a língua, cultura e literatura francesa!

 

À la prochaine,

 

Elisa.

Elisa Fingermann

Elisa Fingermann

Professora

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Todos os direitos reservados em 2019 para Avec Elisa.

CNPJ: 35.011.297/0001-75 | AVEC ELISA CURSO DE IDIOMAS | R: MEDEIROS DE ALBUQUERQUE, 55
Email: [email protected]

Domine os
sons do francês!

Preencha os campos abaixo para receber uma aula exclusiva!

Não enviaremos SPAM :)