aprender frances

Pretende estudar na França? Dicas sobre moradia e alimentação!

Estudar na França é um dos maiores motivos que levam as pessoas a quererem aprender sobre a língua francesa. Mas, é claro, estudar em outra cidade, estado ou país, muitas vezes significa preocupação elevada em relação ao financeiro. Não são todos que vão conseguir se virar com o estilo de vida diferente na França.

 

A primeira coisa que deve ser feita é: aprender a língua. De preferência, antes de realizar a viagem. Para isso, recomendo que leia as 6 dicas para aprender francês de maneira eficaz, sem dificuldades e com calma. Agora, se você já leu o artigo e já sabe francês – ou apenas quer se planejar melhor – , que tal ver como funciona a moradia e a alimentação por lá?

 

Restaurantes universitários, como procurar moradia e auxílio para bancá-las, venha descobrir tudo comigo!

restaurantes universitários estudar na frança

Restaurantes Universitários

 

Parecidos com os “bandejões” das universidades brasileiras, esses restaurantes, também conhecidos como “Resto U” pelos franceses, são uma opção boa e barata para os estudantes.

 

Os restaurantes universitários da rede CROUS cobram cerca de €3 por uma refeição com diversas opções de entrada, prato principal e sobremesa, sendo que alguns abrem à noite e até nos finais de semana.

 

Para se beneficiar do serviço, basta apresentar a carteira internacional de estudante.

 

Auxílio-Moradia

 

Todo estudante cuja permanência for superior a quatro meses pode solicitar auxílio moradia na França. O valor do subsídio pode chegar a 20% do valor da locação e é calculado em função dos recursos declarados, situação familiar, natureza do alojamento e, claro, preço do aluguel.

 

Esta ajuda é oferecida pela CAF (Caisse d’Allocations Familiales) e para ter direito ao auxílio, o estudante deve apresentar declaração de renda, “carte de séjour”, contrato de aluguel e declaração de matrícula na universidade.

república estudar na frança

Colocation

 

É o que chamamos no Brasil de “república”. Os altos preços dos aluguéis na França fica inviável para muitos a locação individual. Dessa forma, a colocation nada mais é do que a locação de um mesmo imóvel por mais de uma pessoa.

 

Os locatários e colegas de quarto/casa, que podem ser amigos ou não, chamam uns aos outros de “coloc”, que deriva de colocataire. Além da economia no aluguel, a colocation é uma oportunidade de convívio e troca que favorece a sociabilidade e o respeito ao espaço do outro, fatores imprescindíveis na vida social.

 

Há diversos sites que oferecem o serviço, e nos murais das universidade também é possível encontrar anúncios de outros estudantes a procura de un(e) coloc.

Résidence Universitaire

 

Seja para um quarto ou um studio meublé, as résidences universitaires são opções para quem busca privacidade com custo moderado. É possível alugar um espaço em residências ligadas aos CROUS ou particulares.

 

Para conseguir um contrato, é preciso criar um dossier com documentos como o comprovante de matrícula em uma universidade, apoio de um garant que resida na França ou então optar pela caução.

 

Um novo modelo de residência estudantil também tem ganhado espaço no país, como é o caso do projeto Cité A Docks Student Housing, em Le Havre, no norte da França. São apartamentos de 25 m², feitos com containers marítimos estruturados por peças metálicas, com o objetivo de oferecer aluguéis de baixo custo. As moradias dispõem de wi-fi gratuito, cozinha e banheiro.

estudar na frança

Como pesquisar?

 

O site Étudiant é uma iniciativa do governo francês para ajudar os estudantes a manterem tudo em ordem: da saúde, passando pelo emprego até pedidos de bolsas de estudos e abonos no aluguel.

 

O portal também dá dicas de como buscar boas localizações, e de como ter uma rentrée excelente.

 
Gostou das dicas? 

 

Escreva aqui nos comentários: qual curso você vai fazer ou pretende em breve se matricular, na França?

 

E lembre-se de me seguir no Instagram e no Youtube!

 

Bisous,

 

Elisa 

Elisa Fingermann

Elisa Fingermann

Professora

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Todos os direitos reservados em 2019 para Avec Elisa.

CNPJ: 35.011.297/0001-75 | AVEC ELISA CURSO DE IDIOMAS | R: MEDEIROS DE ALBUQUERQUE, 55
Email: [email protected]