aprender frances

Rap Francês: venha descobrir mais sobre esse gênero musical!

Rap Francês

O rap é um movimento cultural e musical que surgiu nos anos 1970, mas e o rap francês? Você sabe quando surgiu? 

 

Antes que comecemos a falar sobre o rap na França, vamos abordar um pouco mais sobre o nascimento deste gênero e estilo musical.

Rap: A Origem

 

Como comentei anteriormente, o rap é um movimento cultural e musical com raízes no hip-hop que surgiu no início dos anos 1970 nos guetos dos Estados Unidos. 

 

Este estilo musical é caracterizado por sua dicção muito rítmica e por suas rimas que, na maioria das vezes, são uma sucessão de versos separados por refrões.

 

Mesmo que muitos não saibam, o rap foi influenciado por outros gêneros musicais como o reggae, blues, jazz e rock. Aliás,  quando surgiu nos Estados Unidos, o termo “rap” era definido como um o retroacrônimo de “ritmo e poesia”

 

Caso você não saiba o que é um retro-acrônimo, vou te explicar: é uma palavra formada através da ligação de letras e/ou sílabas iniciais de um grupo de palavras. 

 

Além disso, essa palavra formada se pronuncia como uma única palavra, sem desrespeitar a estrutura silábica da língua. Em termos simples: um acrônimo é como uma abreviatura de palavras. 

 

Exemplos de acrônimos conhecidos:

National Aeronautics and Space Administration – NASA 

Federação Nacional de Professores – FENPROF’

 

Já um re-acrônimo é estilo de acrônimo que transforma um acrônimo já existente em uma frase ou palavra. Um excelente exemplo é o re-acrônimo DVD que no começo foi  criado a partir das palavras “Digital Video Disc”.

 

Contudo, algum tempo depois criou-se o retroacrônimo “Digital Versatile Disc”. Os primeiros rappers, ou MC’s como eram conhecidos, atribuíram as suas sílabas com a batida em “ritmo” e “poesia”, pois para eles o rap é a expressão dos próprios sentimentos.

Outro significado

A palavra “rap” também vem verbo em inglês “rap”. Este verbo significa “conversar, culpar, tagarelar” na gíria anglófona americana.

 

Outro detalhe bem interessante, é que o rap também pode significar Rock Against Police” (Rock Contra a Polícia) por conta de uma rebelião juvenil na década de 1980. 

 

Na época, esse termo foi bastante usando em algumas partes do rap francês e francófono.

 

É válido lembrar que o rap ganhou cada vez mais popularidade na década de 1980.

Rap Francês

O Rap Francês

A aparição do Rap na França aconteceu na mesma época em que o estilo musical começou a ganhar popularidade: no ano de 1980.

 

Esta popularidade começou a crescer na França graças ao DJ Dee Nasty

 

Contudo, assim começou a ocorrer a popularidade, o rap, assim como qualquer ritmo que é diferente e não é escutado pela maioria, foi limitado a algumas rádios piratas. 

 

No entanto, conforme as rádios começam a tocar o estilo musical, surge em 1984, programas de TV como Hip-Hop na TF1 que começam a disseminar a cultura do rap.

 

É graças à cobertura da mídia que o movimento do rap e do hip-hop se tornaram popular na França.

 

Na época, o rap em francês ainda não existia e os jovens faziam mais batalhas e competições de dança do que batalhas de rap.

 

Mais tarde na década de 1990, a ascensão do rap francês começou com grupos como MC Solaar, NTM, Assassin, IAM, Ministère AMER, La Cliqua, Ideal J, Time Bomb, Les Sages Poètes de la rue, Lunatic,  e etc. 

Rap Francês

Ainda tem mais!

Agora que você já descobriu um pouco sobre a história do rap francês, eu te pergunto: você já escutou algum rap em francês?

 

Caso não tenha escutado, separei uma lista de raps e rappers franceses e francófonos que você definitivamente precisa escutar.

 


Rap e Rappers:
o que você já escutou e quem conhece?

Roméo Elvis

Roméo Elvis, irmão da cantora belga Angèle, é uma verdadeira febre entre os franceses e francófonos.

 

Ele começou a carreira em 2013 e 2014 com o lançamento de dois EPs que fizeram sucesso rapidamente.

 

Roméo além de trabalhar com o rap, também usa bastante do gênero musical hip-hop.

 

A música Chaud é um de seus lançamentos mais recentes.

Stromae

Ele é, com certeza, um nome que todos vocês já devem conhecer.

 

O cantor, produtor, compositor e rapper belga fez um enorme sucesso na França e no mundo em 2010 ao lançar a música “Alors On Danse”.

 

Stromae mistura o pop com hip-hop e um pouco de rap para criar suas músicas. E é claro que não poderia deixar de fora sua canção “Papaoutai” que apesar de ter sido lançada em 2013, ainda faz muito sucesso atualmente.

 

Stromae merece sempre ser lembrado pelo incrível artista que é ao abordar diferentes e necessários temas em suas músicas.

Maître Gims

Outro rapper e cantor bastante conhecido é o Maître Gims.

 

Ao lançar seu álbum de estréia em 2013, o rapper e cantor congolês vendeu mais de um milhão de cópias e obteve o certificado de disco de diamante.

 

A música que vou recomendar hoje é bastante conhecida e perfeita para quem ainda não conhece o trabalho de Gims. 

 

Contudo, se você já o conhece, recomendarei também a canção “Reste” em colaboração com o cantor britânico Sting

 

É válido lembrar que, diferente de Roméo, Maître Gims sofre bastante influencia de ritmos latinos e pop

Damso

Um rapper que está fazendo bastante sucesso ultimamente é o Damso.

 

De nacionalidade Belga-Congolesa, Damso começou sua carreira como rapper em 2066, mas apenas em 2016 que começou a ganhar notoriedade na cena musical francesa e francófona.

 

A música Macarena de seu álbum “IPSÉITÉ” foi lançada em 2017.

Aya Nakamura

Como não podia faltar uma presença feminina nas indicações de hoje, Aya Nakamura com certeza deve ser citada.

 

Apesar da cantora maliana – isto é, nascida na República do Mali – trabalhar bastante com o gênero POP, R&B e Afropop, certamente não podemos ignorar as influencias do rap e hip-hop em suas músicas.

 

Bastante conhecida por seu hit “Djadja”, Nakamura ganhou sucesso e atenção ao passar dos anos através das músicas postadas em suas redes sociais.

Shay

Outra mulher fazendo história na cena musical do rap é a rapper belga – e convenhamos, a Bélgica está de parabéns por lançar tantos rappers bons! – Vanessa Lesnicki conhecida como Shay.

 

A rapper ganhou notoriedade após lançar a sua música PMW e lançar o seu álbum em 2016, ganhando certificado de ouro pelo incrível lançamento.

 

Diferente de outros que flertam bastante com o pop, Shay utiliza diversas influências do urban pop, trap, hip-hop, rap e R&B.

E então, o que achou das indicações?


Quem você já conhecia e quem foi uma surpresa?


Eu sempre gosto de trazer novidades no cenário musical francês para todos, então, todo mês trarei alguma música nova, cantor novo ou uma música que você precisa conhecer


Quer ir além no aprendizado?
 

Me siga no Instagram e YouTube para ficar por dentro de vários conteúdos incríveis sobre a língua, cultura e literatura francesa!


À la prochaine!

Elisa Fingermann

Elisa Fingermann

Professora

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Todos os direitos reservados em 2019 para Avec Elisa.

CNPJ: 35.011.297/0001-75 | AVEC ELISA CURSO DE IDIOMAS | R: MEDEIROS DE ALBUQUERQUE, 55
Email: [email protected]