aprender frances

Uma Família de Dois: o filme de uma família totalmente inesperada

uma família de dois

Uma Família de Dois é um daqueles filmes de comédia que te fazem soltar algumas lágrimas. E mesmo que o filme seja classificado como uma comédia dramática, pode ter certeza que você não esperava chorar. Aliás, esse é um dos motivos que me fizeram divulgar o filme hoje no blog.

 

Indicações de filmes: mês de outubro

 

As indicações de filmes do mês de outubro foram continuações do mês passado: todos filmes franceses que abordam a surdez (surdité) e a cegueira (cécité). A escolha desses filmes ocorreu porque são filmes que nos ajudam a compreender um pouco mais sobre o universo de pessoas que são cegas (aveugles) e surdas (sourds), além de explorar a língua de sinais francesa. Caso você queira saber um pouco mais sobre eles, recomendo que leia os textos sobre A Família Bélier, A Linguagem do Coração e Guiados pelo Coração.

 

Novas indicações do mês de outubro

 

Contudo, o filme de hoje não tem ligação com nenhum desses outros três filmes apontados! Para inovar um pouco, trouxe um filme que você com certeza não se arrependerá de ter assistido. 

uma família de dois
Uma Família de Dois: o começo

 

O filme começa nos mostrando a vida boêmia e sem responsabilidades de Samuel – interpretado por um dos atores mais famosos atualmente na França: Omar Sy.

 

Tudo parece estar indo muito bem ao viver no Sul da França da forma que quer até a chegada de Christine – interpretada por Clémence Poésy (a Fleur Delacour, de Harry Potter e o Cálice de Fogo) – , uma mulher de Londres com quem teve um caso rápido no passado.

 

Reencontrar alguém do passado poderia ser algo tranquilo caso a pessoa não lançasse uma verdadeira bomba na boa-vida de Samuel: a bebê no colo de Christina era filha dele, a pequena Glória.

uma família de dois
Foto divulgação
uma família de dois
Foto divulgação
Samuel e Glória: um família inesperada

 

A verdade é que Christine simplesmente deixa a filha com o pai e sai em disparada em um táxi. Não conseguimos saber o motivo do abandono, mas Samuel, em um primeiro momento, também não quer saber: quer apenas devolver a filha. Afinal, criar uma criança significaria uma mudança enorme em sua vida.

 

No meio do caminho Samuel encontra Bernie, um rapaz que o irá ajudar – e por vezes aconselhar – em sua nova vida de pai, depois que o plano de devolver a criança falha.

 

Mas diferente do que Samuel pensa, criar uma criança não é fácil, mas pode ser encantador! As cenas de pai e filha são extremamente carinhosas e fofas, e conseguimos ver como Samuel se importa – agora de verdade – com sua filha.

uma família de dois
8 anos e uma volta: Christine retorna

 

Mas nem tudo são um mar de rosas, certo? Imagine ter uma vida de mulherengo que fazia o que quer e de repente ter que cuidar de um bebê que a mãe deixou com você. Agora, imagine cuidar dessa criança com todo o amor e carinho, sabendo que serão apenas vocês dois pelo resto da vida. E para completar, imagine que a mãe do bebê volte de repente querendo fazer parte da vida da filha!

 

Esse é o drama de Samuel. E você pode pensar que deve ser difícil para Glória aceitar o retorno da mãe após tanto tempo longe, não é? Como eu disse antes, Samuel cuidou muito bem da filha. Tão bem que não queria deixar Glória triste pensando que sua mãe havia a abandonado.

 

Um pai carinhoso e preocupado

 

Para isso, ele escrevia e-mails como se fosse Christine e os mandava para Glória, inventando um motivo para estar fora e sempre afirmando seu amor pela garota.

 

Sim, eu sei. Parece que já contei o filme inteiro, não é? Não é verdade. O filme é tão bom que ainda tem mais detalhes que nem eu – ou o trailer – contarei aqui para você.

 

De qualquer forma, mesmo que a história não fosse cativante – e sabemos que ela é! – as atuações de Omar, Clémence e Gloria Colston – a jovem Glória –  já valem a pena.

Uma Família de Dois é um filme que nos faz repensar o conceito de família, que nos diverte com a forma como Samuel cria Glória. E que aquece o nosso coração ao vermos como pai e filha possuem uma sintonia única. Um verdadeiro filme para toda a família, eu não poderia deixar de recomendá-lo para você que lê semanalmente o meu blog.

 

Se você tem o canal Telecine, é possível assistir por ele. Agora, me diga: você já assistiu a esse filme? Se sim, me conte nos comentários o que achou! E caso ainda não tenha visto, aproveite o fim de semana para botar sua listinha de filmes em dia!

Quer ir além no aprendizado?

 

Me siga no Instagram e YouTube para ficar por dentro de vários conteúdos incríveis sobre a língua, cultura e literatura francesa!

 

 

À la prochaine,

 

Elisa.

 

Elisa Fingermann

Elisa Fingermann

Professora

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Todos os direitos reservados em 2019 para Avec Elisa.

CNPJ: 35.011.297/0001-75 | AVEC ELISA CURSO DE IDIOMAS | R: MEDEIROS DE ALBUQUERQUE, 55
Email: [email protected]

Domine os
sons do francês!

Preencha os campos abaixo para receber uma aula exclusiva!

Não enviaremos SPAM :)