aprender frances

Un appartement à Paris: dica literária da Elisa para agosto!

Un appartement à Paris

Un appartement à Paris é a indicação literária de hoje. Lançado em 30 de março de 2017, na França, pelo autor Guillaume Musso, a obra foi traduzida em português e lançada em dezembro de 2019 no Brasil. 

 

Decidi compartilhar com vocês essa obra por dois motivos. O primeiro é que a história é extremamente cativante. Segundo, no curso pago que eu criei, utilizei a obra com os meus alunos para participarem de atividades que desenvolvi para eles.

 

Como muitos mostraram interesse pelo livro, senti que vocês, que ainda não são meus alunos, poderiam se interessar pelo conteúdo do livro. Por isso, hoje, falarei um pouco mais sobre o livro e o autor.

escritor

Guillaume Mousso

Guillaume nasceu em Antibes (Alpes-Maritimes), na França, em 1974. Após completar seu ensino médio, o jovem rapaz de – na época – apenas 19 anos se mudou para os Estados Unidos. No exterior não teve uma vida muito fácil: morou por vários meses em Nova York, vivendo com jovens estrangeiros como ele e vendendo sorvete para ganhar dinheiro. Após decidir voltar para a França, Guillaume retomou os estudos e se formou em economia, lecionando para o ensino médio.  Sua primeira história publicada foi “Skidamarink” em 2001, um thriller que começa com o roubo da obra Mona Lisa do Musée du Louvre.

 

Desde então, Guillaume Mousso lançou diversas obras. Em 2009, se tornou o segundo autor mais vendido na França e, além disso, ele ocupou o terceiro lugar na lista dos autores que mais venderam livros na França em 2008 – logo após Stephenie Meyer e Harlan Coben. Com romances traduzidos para 34 idiomas, cerca de 11 milhões de cópias do seu romance foram vendidas em todo mundo.

un appartement à Paris

Un appartement à Paris: dica literária da Elisa para agosto!

Un appartement à Paris – em português, Um Apartamento em Paris – conta a história da jovem policial inglesa, Madeline, e do solitário e mal-humorado escritor americano, Gaspar. Ambos tem seus próprios motivos e  vontades de passar uma temporada em Paris, contudo – e aqui vem a parte interessante! -, por algum engano, a imobiliária alugou o mesmo imóvel para os dois. Dessa forma, ambos terão que conviver juntos até que tudo se resolva.

 

Mas como se trata de um thriller, a situação fica ainda mais misteriosa: o apartamento que alugaram era um ateliê que pertencia ao célebre pintor Sean Lorenz. Apesar do tempo ter passado, o ateliê ainda possui a magia de um autêntico templo onde todas as suas obras inesquecíveis foram criadas. Contudo, naquele mesmo lugar 3 obras importantes foram roubadas logo após a morte do pintor, tendo ocorrido exatamente após um ano da morte do seu filho.

un appartement à paris
Capa do livro (cr: site do autor Guillaume Mousso)

Madeline e Gaspar se veem completamente fascinados pelo gênio pintor e decidem num acordo unir suas forças para tentar recuperar as obras roubadas. Mas para isso, uma investigação dramática começará e eles terão que enfrentar seus próprios demônios, mesmo sabendo que provavelmente os acontecimentos futuros irão transformar suas vidas para sempre.

 

E o que você acha?

 

Interessante a história, não é? Não sei vocês, mas eu gosto muito de livros do gênero thriller e suspense. O que você achou desse livro e desse autor? Já conhecia a obra ou já escutou falar do autor em algum momento?

 

Se você gostou dessas curiosidades, saiba que sempre estarei dividindo com vocês as curiosidades sobre a literatura francesa. Pretendo, muito em breve, começar uma lista de livros franceses e francófonos interessantes para vocês pesquisarem – e depois, fazer um texto comentando o nível de cada um (A1, A2, B1, B2, C1 ou C2). Se vocês gostam dessa ideia, podem sugerir livros e autores nos comentários pois sempre estou aberta para novas sugestões.

 

E não se esqueça de me seguir no Instagram e no Youtube!

 

Au revoir!

Elisa Fingermann

Elisa Fingermann

Professora

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Todos os direitos reservados em 2019 para Avec Elisa.

CNPJ: 35.011.297/0001-75 | AVEC ELISA CURSO DE IDIOMAS | R: MEDEIROS DE ALBUQUERQUE, 55
Email: [email protected]