aprender frances

Verbo Avoir: você sabe o que significa e como usar?

verbo avoir

O verbo avoir é um dos verbos mais importantes de conhecer na hora de aprender francês. Quando você menos espera, lá está ele para atormentar a sua vida! Mas, é claro, sua vida não precisa ser atormentada. Você pode aprender a usar o verbo avoir sem grandes dificuldades.

 

Primeiro, você precisa ter em mente que o verbo avoir é um verbo irregular. Mas o que isso significa, Elisa?

 

Verbos irregulares

 

Verbos irregulares são verbos que sofrem alterações em seu radical ou em suas desinências, de forma que se afastam do modelo a que originalmente pertencem. Escrevi em grego agora ou não? Brincadeiras a parte, talvez você não saiba o que é um radical ou uma desinência.

 

Radical de um verbo

 

O radical de um verbo é a raiz dele, ou seja, a identidade do verbo. Por exemplo, o verbo entender. O radical do verbo é o começo do verbo que está em vermelho, logo entender.

 

Vogal temática

 

Não, em nenhum momento citei a vogal temática para você. Contudo, para compreender melhor o que é um radical, uma desinência e um verbo irregular, você precisa saber o que é uma vogal temática.

 

A vogal temática é o que permite a ligação entre o radical e a desinência. Em português, temos três vogais temáticas: -a para os verbos terminados em -ar, -e para os verbos terminados em -er e -i para os verbos terminados em -ir. Ficou confuso? Vamos de exemplos em tons de roxo!

Vogal temática de verbos terminados em -ar: participar, arrumar, caminhar.

 

Vogal temática de verbos terminados em -er: correr, comer, aquecer.

 

Vogal temática de verbos terminados em -ir: mentir, sorrir, fugir.

 

Tema

O tema nada mais é do que o conjunto formado pelo radical e vogal temática de um verbo.

Desinência

 

A desinência, também conhecida como terminação de um verbo, é o elemento que acrescentado ao tema, indica as flexões do verbo – em número, pessoa, modo e tempo. 

verbo avoir

Verbos irregulares

 

Agora que você já sabe tudo isso, entender os verbos irregulares será moleza. Como eu disse antes, os verbos irregulares são verbos que sofrem alterações em seu radical ou em suas desinências, de forma que se afastam do modelo a que originalmente pertencem. Como saber se um verbo é irregular?

 

Em português – e em qualquer outra língua -, você consegue identificar ao reparar que a raiz do verbo muda completamente quando conjugado.

 

Mas também existe outra maneira de verificar: você pode identificar ao comparar as conjugações do presente e do pretérito perfeito do indicativo.

Exemplos de verbos irregulares

Por exemplo, a conjugação do verbo fazer no presente:

 

eu faço

 

tu fazes

 

ele/ela faz

 

nós fazemos

 

vós fazeis

 

eles/elas fazem

A conjugação do verbo fazer no pretérito perfeito do indicativo:

 

eu fiz

 

tu fizeste

 

ele/ela fez

 

nós fizemos

 

vós fizestes

 

eles/elas fizeram

Em francês, não é diferente. Os verbos irregulares também mudam em seu radical ou desinência, como é o caso do verbo avoir.

Verbo avoir

Como eu disse antes, um dos verbos irregulares mais importantes desse idioma é o Avoir (ter) e é muito utilizado junto com os verbos Être (ser) e Faire (fazer) – todos irregulares.

 

Agora que você já sabe sobre esse pequeno detalhe, vamos para o principal ponto de conhecer o verbo avoir: conjugá-lo no presente.

 

A conjugação do verbo Avoir no presente

 

J’ai

 

Tu as

 

Il a

 

Nous avons

 

Vous avez

 

Ils ont

 

Primeira à terceira pessoa do singular

 

J’ai (tenho): na primeira pessoa do presente, o verbo avoir assume a forma “ai”. Como a forma começa com uma vogal, o pronome “je” e o verbo são ditos como uma só palavra. Em francês, assim como no português, o verbo avoir também é utilizado para se dizer a idade: J’ai 22 ans.

 

Tu as (você tem): em qualquer situação em que for utilizar o pronome informal da segunda pessoa “tu”, conjugue avoir como “as”. 

 

Conjugar o verbo avoir como “a na terceira pessoa: se quiser dizer que alguém tem alguma coisa, você deve dizer Il a (ele tem) ou Elle a (ela tem). Lembre-se de que os objetos possuem gênero no francês, da mesma forma que ocorre no português. Essa conjugação é usada na expressão francesa Il y a (há). Por exemplo: Il y a plein de poisson (há muitos peixes).

 

Primeira à terceira pessoa do plural

 

Nous avons (nós temos): caso esteja falando sobre você e outra pessoa utilizando a primeira pessoa do plural, conjugue avoir como avons

 

Conjugar avoir como avez quando for utilizar o pronome vous: O pronome vous além de se referir à segunda pessoa do plural (quando se dirige a um grupo de pessoas), também é usado como uma forma mais formal de se abordar uma única pessoa. Vous avez (vocês têm ou você tem) dependendo do contexto.

 

Ils ont ou elles ont (eles ou elas têm): quando estiver falando de um grupo de pessoas ou objetos, você deve conjugar o verbo avoir na terceira pessoa do plural. Assim como no português, para se referir a um grupo misto, utilize sempre o pronome masculino Ils.

verbo avoir

Expressões com o verbo avoir

 

Existem várias expressões com o verbo avoir usadas com bastante frequência em uma conversação em francês. Por exemplo, caso queira dizer a alguém que você está com fome, diga J’ai faim. Você também pode dizer J’ai soif (estou com sede ou tenho sede) ou J’ai chaud (estou com calor/tenho calor).

 

As palavras querer e precisar não são formadas por verbos diferentes no francês como são no português. No francês, usa-se uma frase verbal que inclui uma forma conjugada do verbo avoir. Por exemplo, caso precise ou queira chocolate, você pode dizer J’ai besoin de chocolate ou J’ai envie de chocolat.

No vídeo dou outras dicas para compor expressões em francês, mas antes de assistir e deixar suas frases com o verbo avoir nos comentários, anote esse resuminho abaixo para te ajudar:

 

Avoir + substantivo: avoir chaud / avoir faim / avoir confiance / avoir honte / avoir sommeil.

 

Avoir envie de (ter vontade de alguma coisa)

 

Avoir besoin de (precisar de alguma coisa)

 

Avoir mal à (ter dor ou estar com dor)

 

Avoir le cafard (ter medo de alguma coisa)

 

Avoir beau (fazer um esforço por algo e esse algo não dar certo)

 

Avoir du goût (ter um bom gosto)

 

Avoir le trac (estar com medo ou receio)

Outro detalhe importante para você se esforçar para aprender o verbo avoir, é que ele é indispensável no passé composé. Como assim Elisa? Bem, essa história eu deixo para mais tarde! Mas grave essa informação!

 

Se você ainda não tem uma rotina de estudos, sugiro que comece uma logo! Mas, antes disso, que tal descobrir 4 dicas de como ler em francês de forma eficaz?

 

Quer ir além no conhecimento?

 

Me siga no Instagram e YouTube para ficar por dentro de vários conteúdos incríveis sobre a língua, cultura e literatura francesa! 

 

À la prochaine,

 

Elisa.

Elisa Fingermann

Elisa Fingermann

Professora

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Todos os direitos reservados em 2019 para Avec Elisa.

CNPJ: 35.011.297/0001-75 | AVEC ELISA CURSO DE IDIOMAS | R: MEDEIROS DE ALBUQUERQUE, 55
Email: [email protected]

Domine os
sons do francês!

Preencha os campos abaixo para receber uma aula exclusiva!

Não enviaremos SPAM :)