aprender frances

Você sabe como não esquecer as palavras que aprende em francês?

Para um aluno de língua estrangeira é normal esquecer as palavras no idioma estudado e correr atrás de dicas para melhorar a memória. Isso porque esquecer as palavras numa língua estrangeira é algo completamente normal. Se a gente esquece na nossa própria língua, quem dirá num outro idioma, não é? E saiba que se você é do tipo que se acha distraído e com a memória atrapalhada, saiba que não está sozinho.

 

Você se sente um pouco perdido nos estudos de francês e quando aprende novos vocabulários não sabe como eles desaparecem da sua mente? Fique calmo. Nem tudo está perdido! Aprender algo e de uma maneira que não seja esquecido, é uma habilidade que ao ser desenvolvida, será determinante no seu sucesso para dominar o idioma. Aqueles hábitos de decorar podem até te ajudar no momento, mas assim que usar a informação decorada, vai cair no esquecimento. Por isso selecionei algumas dicas importantes para ajudá-lo.

 

1) Anotar

 

Anote tudo que você aprende nas aulas, nas lives, nas dicas dos colegas entre outras possibilidades! Se a gente só escuta, não fixa o que aprende. Pode ser no celular, no tablete, no papel ou em qualquer lugar! O importante é ao menos rabiscar as suas ideias e observações. A relação do que está escrito com o som muitas vezes é diferente do que você imaginaria em português. Esse é um processo fundamental para quando encontrar alguma palavra escrita, saber como se pronuncia. O nosso cérebro é metódico e quanto mais organizado estiver a informação, mais fácil conseguiremos relembrar. Algo simples e que também funciona, é ao anotar a informação e dividir em duas colunas: na da esquerda, coloque as ideias chave, e à direita uma explicação mais completa.

 

2) Repetir

 

Repita sempre o que aprendeu em francês. E se puder, em voz alta! Como um mantra ou uma música que gosta de cantar. Dessa forma irá fixar a sonoridade da palavra e a musculatura da boca memoriza o movimento. O movimento contínuo faz com que o cérebro possa reter, arquivar, manter a informação passada e recuperar sempre que necessário. Treine sempre a sua memória!

 

3) Se acostume a repetir a palavra

 

Outra dica é: use a palavra 7 vezes em diferentes situações! Seja ao escrever, falar, cantar e em qualquer outro momento que faça você relembrar a aula. Com certeza vai assimilar as informações em francês com mais rapidez e facilidade.

 

4) Associe a palavra a algo

 

*Torne a palavra visível. Crie imagens, cores, colagens, fotografias, algo que faça você pensar na figura associando com a palavra. É o ponto base da memória, seja de forma direta ou indireta, ligando a lembrança com a intenção de falar o idioma.

 

5) Faça com que as palavras se tornem parte do seu dia-a-dia

 

Espalhe as palavras em francês em todos os cantos da casa. É importante compreender a palavra primeiro para depois não esquecer. A repetição visual faz com que a sua memória se mantenha viva traduzindo uma ideia do papel para o mental. Tenha interesse diário pelo idioma.

 

Essas dicas são bem simples, não são? Ótimas para você que está a procura de novas formas de melhorar o seu estudo! No vídeo abaixo têm outras sugestões para ajudá-lo a falar francês sem medo. Quais outras sugestões você acrescentaria na lista para não esquecer o que aprende? Escreva aqui nos comentários! E não esqueça de me seguir no Instagram e Youtube para ficar por dentro de vários conteúdos incríveis sobre a língua e literatura francesa!

 

Bisous!

 

Elisa

Elisa Fingermann

Elisa Fingermann

Professora

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Todos os direitos reservados em 2019 para Avec Elisa.

CNPJ: 35.011.297/0001-75 | AVEC ELISA CURSO DE IDIOMAS | R: MEDEIROS DE ALBUQUERQUE, 55
Email: [email protected]